Mais de um em cada três residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos, consumiu Vinho do Porto em 2022.
O enoturismo em Portugal já representa 20,6% da facturação global do sector vitivinícola, mas ainda não tem "enquadramento legal".
Um tributo à cozinha familiar e algarvia tradicional, oferecendo aos participantes uma experiência gastronómica única que reflete as receitas e histórias daquele lugar.
Este evento anual reuniu profissionais do setor a trabalhar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis e outros espaços que praticam Enoturismo, em ambiente rural ou urbano
A indústria vinícola da Califórnia enfrenta uma situação excedentária, derivada da preferência dos mais jovens, preferirem bebidas prontas a consumir (RTDs), bebidas espirituosas, bebidas não alcoólicas ou cannabis.
Após seis anos de crescimento, exportações de vinhos portugueses caem 1,16% em 2023, atingindo 928 milhões de euros, abaixo da meta dos mil milhões.
Após visita dos Escanções de Portugal, nasceu a vontade de produzir um vinho em conjunto. A ideia passou à, como forma de apoiar o processo de formação dos Escanções.
O Grupo DBR Lafite recebeu cerca de 80 milhões de RMB num processo judicial de referência contra falsificadores, um montante recorde concedido a uma empresa vinícola estrangeira.
A drástica redução das borboletas noturnas tem impacto forte na polinização. Transportam mais pólen e visitam maior variedade de árvores e culturas frutíferas que o suposto.
Protegê-las é tão crucial quanto salvar as abelhas.
O estudo TGI da Marktest indica que cerca de 3,5 milhões de portugueses consomem champanhe/espumante, o que representa 41,8% dos residentes em Portugal Continental com 18 anos ou mais.
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade do que comem, preferindo o que promove a saúde e o bem-estar. Cresce a tendência de escolher produtos alimentares de marcas com preocupação com o meio ambiente no seu processo produtivo.
O aumento de 25% da área de agricultura biológica e a redução de 50% do uso de pesticidas e fertilizantes”, vão resultar numa “redução substancial da produção e num aumento do preço dos alimentos”. “Alimentos baratos vão deixar de ser uma realidade”!
A drástica redução das borboletas noturnas tem impacto forte na polinização. Transportam mais pólen e visitam maior variedade de árvores e culturas frutíferas que o suposto.
Protegê-las é tão crucial quanto salvar as abelhas.
Tendência decrescente das vendas de fitofarmacêuticos.
Em 2021 verificou-se um ligeiro decréscimo nas vendas de produtos fitofarmacêuticos relativamente ao ano de 2020.
Subida em valor de 0,97% e em preço médio de 1,57%, e uma quebra em volume na ordem dos 0,59% face ao mesmo período de 2021.
Os cinco principais mercados de exportação foram os Estados Unidos, França, Reino Unido, Brasil e Canadá.
Forte crescimento do México (+89,25%), Angola (+86,69%) e Canadá (+7,49%).
Dão tem o maior crescimento percentual face a 2021 (+22,49%).
Vindimas em Portugal: em tempos costume que percorria boa parte do Outono, agora esta importante época da cultura da vinha vê-se cada vez mais antecipada e a disputar com a praia as opções de turismo estival.
Pelo país oferta de programas de vindimas não faltam. Conheça algumas das propostas para se fazer à vinha e ao lagar, ``às provas de vinho e participar nas tradições de vindima.
No primeiro semestre de 2022 foram comercializados 130 milhões de litros, de vinho tranquilo no mercado nacional, no valor de 503 milhões de euros o que representa um aumento de 14,3% e 52,8%, em volume e valor respetivamente, face ao período homologo de 2021.
All Rights Reserved | Manuel Moreira