Blog Layout

2023 - Exportações de vinho australiano em queda

Manuel Moreira • 7 de fevereiro de 2024

Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas. 

De acordo com o último relatório da Wine Australia, as exportações globais de vinho da Austrália diminuíram 2% em valor, totalizando AU $ 1,90 bilião, e 3% em volume, chegando a 607 milhões de litros, nos 12 meses até dezembro de 2023. A Europa e a América do Norte impulsionaram essa redução, com queda de 7% e 12%, respetivamente, no valor das exportações.


No entanto, as exportações para o Reino Unido aumentaram em volume pela primeira vez desde meados de 2021. Nos EUA, o maior mercado em valor para a Austrália, as exportações diminuíram 7%, enquanto no Canadá caíram 24%.


O declínio das exportações de vinho da Austrália reflete uma tendência global de desaceleração do mercado de bebidas alcoólicas, atribuída a restrições econômicas e conscientização crescente sobre saúde. Estudos indicam uma queda significativa nos gastos com álcool, com exceção da Ásia, devido à "moderação econômica".


Nos EUA, 2023 marcou o pior desempenho desde 1991. Entretanto, na Ásia, Hong Kong liderou um crescimento robusto para o vinho australiano, com exportações aumentando 74%. O retomar das relações com a China e expectativas de redução de tarifas anti-dumping impulsionaram esse crescimento. Singapura também se destacou como um mercado em crescimento, sendo o quinto maior destino de exportação da Austrália em valor.


artigo original aqui

Por Manuel Moreira 13 de fevereiro de 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 7 de fevereiro de 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 7 de fevereiro de 2024
O Grupo DBR Lafite recebeu cerca de 80 milhões de RMB num processo judicial de referência contra falsificadores, um montante recorde concedido a uma empresa vinícola estrangeira. Esta vitória marca o culminar de uma batalha legal de mais de 20 anos.
Share by: