De acordo com o último relatório da Wine Australia, as exportações globais de vinho da Austrália diminuíram 2% em valor, totalizando AU $ 1,90 bilião, e 3% em volume, chegando a 607 milhões de litros, nos 12 meses até dezembro de 2023. A Europa e a América do Norte impulsionaram essa redução, com queda de 7% e 12%, respetivamente, no valor das exportações.
No entanto, as exportações para o Reino Unido aumentaram em volume pela primeira vez desde meados de 2021. Nos EUA, o maior mercado em valor para a Austrália, as exportações diminuíram 7%, enquanto no Canadá caíram 24%.
O declínio das exportações de vinho da Austrália reflete uma tendência global de desaceleração do mercado de bebidas alcoólicas, atribuída a restrições econômicas e conscientização crescente sobre saúde. Estudos indicam uma queda significativa nos gastos com álcool, com exceção da Ásia, devido à "moderação econômica".
Nos EUA, 2023 marcou o pior desempenho desde 1991. Entretanto, na Ásia, Hong Kong liderou um crescimento robusto para o vinho australiano, com exportações aumentando 74%. O retomar das relações com a China e expectativas de redução de tarifas anti-dumping impulsionaram esse crescimento. Singapura também se destacou como um mercado em crescimento, sendo o quinto maior destino de exportação da Austrália em valor.
artigo original aqui
All Rights Reserved | Manuel Moreira