Cerca de 44% dos consumidores globais estão, procuram cada vez mais produtos alimentares e bebidas funcionais, de acordo com novo estudo da FMCG Gurus referido pela Grande Consumo.
A abordagem de longo prazo proativa e preventiva do bem-estar dos consumidores, tem levado ao aumento da procura de produtos funcionais, com ingredientes ativos e alegadamente benéficos.
63% dos consumidores refere maior atenção á rotulagem dos ingredientes em produtos alimentares e bebidas, atitude fortemente influenciada por uma maior tomada de consciência em matéria de saúde.
Como motivação os consumidores procuram moderar a ingestão de ingredientes “maus” (60%), em oposição a maximizar a ingestão de ingredientes “bons” (54%). O açúcar é um dos ingredientes que os consumidores procuram ativamente reduzir, assim como evitar ingredientes artificiais que consideram prejudiciais para si mesmos e para o ambiente.
Isto deverá estimular a procura de produtos funcionais, alimentos e bebidas, que são considerados 100% naturais.
Ainda segundo este estudo, os consumidores também procuram produtos “free from”, como os isentos de glúten ou lactose. 38% diz, ainda, que as alegações “plant-based” são apelativas na compra de alimentos e bebidas, em geral
All Rights Reserved | Manuel Moreira